www.programadoresdejogos.com

[P D J - Programadores e Desenvolvedores de Jogos]
Bem-vindo: Sex Set 10, 2010 12:11 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Espectro (FMOD.dll em Delphi)
MensagemEnviado: Sex Jul 23, 2010 9:31 am 
Iniciante PDJer
Iniciante PDJer

Esta é pros programadores! (Especialmente Delphi... também C)

E aí, pessoal da PDJ. Eu nunca me decepciono com as respostas que obtenho aqui. Por isso, agora decidi perguntar sobre isso.
Estou estudando/brincando com a biblioteca de som FMOD, na linguagem Object Pascal/Delphi.

Você já viu aquelas ondinhas de som? Os aplicativos que trabalham com áudio sempre representam o som daquela forma (incluindo o Adobe Flash, pra quem conhece; também o SoundForge).
Descobri, através de pesquisas, que o nome deste desenho é "espectro". Então pesquisei a presença de espectros... ops! Digo, a capacidade da FMOD formar espectros dos sons em execução.
Desta forma, conheci a função Channel:GetSpectrum. No entanto apareceu uma dúvida (que, se procurar no Google, poderão ver que é bem comum) e não soube resolver.

Aqui está o problema: a função FMOD_Channel_GetSpectrum retorna sempre o valor 0... Sem falar que no Delphi, no parâmetro onde eu devo colocar um array de Single (float, em C/Java) tem espaço para uma variável simples (isto é, não um array, somente uma varável Single). Nem os próprios exemplos da FMOD têm isso. Já tentei repassar um valor de um "^array[]of Single" pelo parâmetro Single, em que precisa-se colocar o ponteiro do vetor, mas não mudou nada... continuo zero.

Fiz muitos testes e nenhum rendeu... será que podem me ajudar?
Obrigado antecipado pra quem ajudar, meio-obrigado pra quem der uma dica e *%$# pra quem atrapalhar (o último é brincadeira, tá?).

Título: Re: Espectro (FMOD.dll em Delphi)
MensagemEnviado: Dom Jul 25, 2010 2:02 pm 
Iniciante PDJer
Iniciante PDJer

Trecho em "Basic" que vi na net:

Dim Arr.f(512)

Repeat
FMOD_Channel_GetPosition(channel, @pos, #FMOD_TIMEUNIT_MS)
FMOD_Channel_IsPlaying(channel, @isPlaying)
FMOD_Channel_GetSpectrum(channel, Arr(), 512, 0, 0)

Não sei como é declarado oficialmente em pascal, mas seria isso:

Var
Arr: Array[0..511] Of Single;

FMOD_Channel_GetSpectrum(channel, Arr[0], 512, 0, 0)

EDITADO:
Vi que a declaração é "Var spectrumarray: Single", o que é sem duvida, dubio (porque insistem em fazer as API's tão 'lindinhas'), sendo que pSpectrumArray: PSingle seria pra mim mais realista com a biblioteca...
Pelo menos, quando se declara arrays no delphi assim, os dados ficam 'continuos' na memoria, então, passar a posição [zero] do array funciona...

MensagemEnviado: Qui Jul 29, 2010 6:22 pm 
Iniciante PDJer
Iniciante PDJer

Hmmm. certo. Vou tentar usar um Single comum, e não um Array. O fato é que ele pegando o meu Single (e não PSingle) ele ainda não saberá o endereço da minha variável, já que uma cópia dela será enviada e ele terá acesso somente à cópia.

Ainda assim, acho que isso não resolverá o problema da função retornar somente 0 (zero).
Mas, obrigado. O que você me repassou me deu uma idéia...

Continuo esperando, se alguém tiver mais dicas... ou a resposta final e exata... (serve qualquer uma das duas).

MensagemEnviado: Dom Ago 08, 2010 2:28 pm 
Colaborador PDJer
Colaborador PDJer

Eu não estou com o Delphi instalado, mas acho que a solucao do HarryPitfallJunior vai funcionar, porque quando passa Arr[0] voce entrega o endereço da primeira posição do array. Se voce joga apenas Arr ele vai gravar dali pra frente (na memoria) e provavelmente, ferraria com outra coisa q esta lá (mas pode estar vazio, ai nao da erro nenhum) e ai como nao foi modificado, continua com valor 0

Achei aqui:
http://www.gamedev.net/community/forums ... _id=297454
que vc tem q chaamr o FSOUND_DSP_Create antes.

Now its your turn

You may be thinking, well this sounds like a good place if I wanted to create my own effects such as reverb or a low pass filter for example, or maybe you just want to read the data that comes in so you can graphically plot it! Well you're right this is the place to do it.
Just call FSOUND_DSP_Create, and give it a callback, and a priority. Set it active with FSOUND_DSP_SetActive and immediately your DSP unit will be ticking.

Imagem
http://www.renatocron.com/

Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas