www.programadoresdejogos.com

[P D J - Programadores e Desenvolvedores de Jogos]
Bem-vindo: Sex Set 10, 2010 12:26 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Engine Java 2D
MensagemEnviado: Qua Ago 25, 2010 4:55 pm 
Iniciante PDJer
Iniciante PDJer

Pessoal, estou querendo criar uma engine 2D em java, a ideia não vai ser criar uma super engine, mas sim aprender a desenvolver, já existe diversas no mercado, eu sei, por isso a ideia é criar uma para aprender.

Então queria saber da comunidade aqui o que voces acham que uma engine 2D para java deveria ter?
Vou manter esse tópico ou um blog atualizado com o andamento da engine com o codigo fonte, documentos para quem quiser aprender junto, melhorar ou usar a engine para fins educacionais.

O que eu pensei de inicio seria:
2. Features
3. Mapas
3.1 Matriz de controle
3.2 Matriz de imagem
4. Sprites
4.1 Carregar imagem
4.2 Trocar imagem
4.3 Girar imagem
5. Detecção de colisão
6. Som
7. Menu
7.1 Preferências
7.2 Salvar / Carregar jogo salvo
7.3 Créditos
8. Personagens
9. Objetos do game
9.1 Objetos estáticos
9.2 Objetos que dão bonus
9.3 Objetos que dão dano
10. Motor da engine
11. Loop principal
12. Comandos de interação do usuário

msn: adamobas@hotmail.com

Título: Re: Engine Java 2D
MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 1:50 am 
Colaborador PDJer
Colaborador PDJer

adamo, talvez eu esteja enganado, mas sua lista de "features" me faz acreditar que você ainda não fez um jogo. Neste caso talvez seja melhor você primeiro desenvolver um jogo para depois pensar em fazer um engine.

Não há Limite para quem não entende Cálculo!

MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 9:39 am 
Iniciante PDJer
Iniciante PDJer

Não fiz nao :D a unica coisa que fiz foi um jogo da serpente em pascal, mas ja faz mais de 10 anos.

Sim, existe alguns itens que não fazem parte de uma "engine" ou "framework", mas elas ajudam a definir o que pode vir a ser um recurso de ambas.

A sua ideia é a melhor que achei até agora, começar a fazer um jogo para levantar as necessidades que for encontrando e tentar transformar em algo primeiro reutilizavem, sendo assim se transforma em uma framework que no futuro, pode vir a ser uma engine.

Tem alguma dica do que uma engine 2D para um jogo tipo bomberman deveria possuir?
Acha interessante criar um blog ou portal ou sei la o que para ir divultando o crescimento ou é bobagem? a ideia não é construir algo comercial e sim aprender mesmo.

Quem tiver ai algum comentario fique a vontade :D

MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 3:34 pm 
Colaborador PDJer
Colaborador PDJer

Eu não estou familiarizado com Java, eu só programo em C++, embora as duas linguagens sejam superficialmente muito parecidas parece haver muitas diferenças entre a realidade do uso das duas linguagens, o Java me parece um paradigma totalmente diferente. Diante disso não me sinto muito a vontade para sugerir muitas coisas.

Acho que a única coisa que posso sugerir que me parece extremamente útil e que realmente pode fazer a diferença é um sistema de pathfinding. Existe uma ótima implementação genérica em C++ que eu uso ( http://www.grinninglizard.com/MicroPather/ ) talvez você possa portar para o Java e integrar ao seu sistema. Se não puder portar pode desenvolver o seu. Serve tanto para mapas do tipo grid como para waypoints. Ou seja, essencial para 90% dos jogos de uma forma ou de outra. Não se deixe enganar pelos screenshots feios do MicroPather, ele é um software muito bom.

MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 3:44 pm 
Iniciante PDJer
Iniciante PDJer

Falando em c, voce já viu esse curso: http://www.vangie3d.net/cursocpp.php
Ou sabe me dizer se é bom? Que C esta no cardapio.

MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 4:13 pm 
Colaborador PDJer
Colaborador PDJer

Eu não conheço, mas julgando só pela aparência, o curso não me parece nada bom. Veja que o material que eles exibem é extremamente primitivo. Os screenshots são feios e de gosto duvidoso. Além disso os tópicos além de mal organizados parecem tratar de tecnologias já mortas, quando não só apenas coisas simples da linguagem C++ como PrintF (PrintF?). Me parece coisa de alguém que esta(va) querendo aprender por meio de ensinar fazer.

Se você quer começar com C++ o [Como programar em C++] é a minha sugestão. É um livro pra comprar e usar como curso e depois como livro de cabeceira, continuará válido por mais de uma década (provavelmente, principalmente se comprar a versão 7 em inglês).

Não pense que tem que aprender C primeiro. Aprenda direto C++. Aprender C primeiro para depois aprender C++ é a mesma coisa que dizer que precisa aprender errado primeiro para depois aprender certo. São paradigmas bem diferentes quase opostos.

Editado pela última vez por DominuZ em Qui Ago 26, 2010 7:14 pm, em um total de 2 vezes.

MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 4:44 pm 
Iniciante PDJer
Iniciante PDJer

Ótima dica, quase comprei algo ultrapassado!
Dei uma olhada no MicroPathfinder, interessante, o código pequeno, acho que da para transferir para o java, apesar que o java não vai ser a linguagem que devo seguir por muito tempo, vai ser um inicio para aprender.

MensagemEnviado: Qui Ago 26, 2010 6:54 pm 
Moderador
Moderador

adamo escreveu:
A sua ideia é a melhor que achei até agora, começar a fazer um jogo para levantar as necessidades que for encontrando e tentar transformar em algo primeiro reutilizavem, sendo assim se transforma em uma framework que no futuro, pode vir a ser uma engine.

Isso foi exatamente o que eu fiz. De todas as minhas demos (que nunca viraram jogos) eu fui extraindo o que tinha de bom nelas e criando um framework. A "engine" nasceu do game, e não o contrário. A minha é em C++, mas se quiser dar uma olhada, o link tá aí na assinatura.

MensagemEnviado: Qua Set 01, 2010 10:58 am 
Iniciante PDJer
Iniciante PDJer

Só para atualizar o post aqui, esse fim de semana não fiz nada, apenas segunda consegui fazer alguma coisa, peguei uma gripe complicada na sexta passada.

Voltando a engine java 2D, eu peguei um tutorial na internet e fiz varios exemplos, acabei pegando um jogo de uma nave que voce se movimenta na vertical, vem uns aliens em sua direção e você tem que atirar neles, depois acabei fazendo uma melhoria no exemplo, incluíndo as features:

- Coloquei som,
- Fases(pode ir ao infinito teoricamente),
- Pontuação,
- Bonus por qtd de aliens mortos,
- A nave tem escudo, o que permite que a nave colida com alguns aliens antes de acabar o jogo,
- Menu para iniciar o jogo, que é carredado quando voce morre, possibilitando iniciar o jogo novamente.
- Item bonus, é um missel especial que aparece na tela a cada x segundos que pode te dar 3 tipos de bonus, mais vida, tiro duplo ou triplo.

Desenvolvendo esse exemplo, cheguei aos pontos fortes e fracos

Pontos Fortes:
Facil de programar para quem esta acostumado com java;
Muitos recursos úteis que a linguagem mesmo prove;
Material na internet achei facil;

Pontos Fracos:
não teria um ponto fraco para comentar agora, eu diria que a falta de uma engine 2D para facilitar a manutenção de menus, mapas, fases, textos, som, imagem por exemplo fizeram falta, mas eu não procurei engine para esses testes porque meu objetivo é fazer uma engine para aprender.

Conclusão:
Java 2D é muito facil de usar e de criar um jogo desse tipo, a parte de programação é easy e tem muitos recursos, afinal é java. Para fazer um joguinho casual, via browser, recomendo mesmo, para fazer o exemplo e as modificações foi em torno de 4 horas no total.

Talvez um jogo dificel seja um jogo adventure onde voce tenha que criar fases mais bem modeladas, objetivos mais complexos etc.

Mas como a ideia era desenvolver uma engine 2D com finalidade de aprender, talvez esse seja um objetivo ainda útil a ser feito, porque se for pensar nos tipos de jogos, temos engines diferentes, ou uma engine com templates de tipos de jogos.

Assim que terminar mais umas coisinhas pretendo divulgar a versão final do jogo, documentei bem o código ficou facil de fazer alterações. Quando for divulgar vou deixar o código fonte completo para que possam baixar e ver a obra prima que fiz kkkkkkk

Comprei o curso da UNIDEV de java 3D vou começar a ler hoje a noite ou amanha, nao sei ainda, dai talvez até largue um pouco o 2D agora, mas sim, quero fazer um jogo 2D completo ainda e deixar ele online rodando em applet.

Dicas, dúvidas, sugestões, enviem ai galera!

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas