|
Só para atualizar o post aqui, esse fim de semana não fiz nada, apenas segunda consegui fazer alguma coisa, peguei uma gripe complicada na sexta passada.
Voltando a engine java 2D, eu peguei um tutorial na internet e fiz varios exemplos, acabei pegando um jogo de uma nave que voce se movimenta na vertical, vem uns aliens em sua direção e você tem que atirar neles, depois acabei fazendo uma melhoria no exemplo, incluíndo as features:
- Coloquei som, - Fases(pode ir ao infinito teoricamente), - Pontuação, - Bonus por qtd de aliens mortos, - A nave tem escudo, o que permite que a nave colida com alguns aliens antes de acabar o jogo, - Menu para iniciar o jogo, que é carredado quando voce morre, possibilitando iniciar o jogo novamente. - Item bonus, é um missel especial que aparece na tela a cada x segundos que pode te dar 3 tipos de bonus, mais vida, tiro duplo ou triplo.
Desenvolvendo esse exemplo, cheguei aos pontos fortes e fracos
Pontos Fortes: Facil de programar para quem esta acostumado com java; Muitos recursos úteis que a linguagem mesmo prove; Material na internet achei facil;
Pontos Fracos: não teria um ponto fraco para comentar agora, eu diria que a falta de uma engine 2D para facilitar a manutenção de menus, mapas, fases, textos, som, imagem por exemplo fizeram falta, mas eu não procurei engine para esses testes porque meu objetivo é fazer uma engine para aprender.
Conclusão: Java 2D é muito facil de usar e de criar um jogo desse tipo, a parte de programação é easy e tem muitos recursos, afinal é java. Para fazer um joguinho casual, via browser, recomendo mesmo, para fazer o exemplo e as modificações foi em torno de 4 horas no total.
Talvez um jogo dificel seja um jogo adventure onde voce tenha que criar fases mais bem modeladas, objetivos mais complexos etc.
Mas como a ideia era desenvolver uma engine 2D com finalidade de aprender, talvez esse seja um objetivo ainda útil a ser feito, porque se for pensar nos tipos de jogos, temos engines diferentes, ou uma engine com templates de tipos de jogos.
Assim que terminar mais umas coisinhas pretendo divulgar a versão final do jogo, documentei bem o código ficou facil de fazer alterações. Quando for divulgar vou deixar o código fonte completo para que possam baixar e ver a obra prima que fiz kkkkkkk
Comprei o curso da UNIDEV de java 3D vou começar a ler hoje a noite ou amanha, nao sei ainda, dai talvez até largue um pouco o 2D agora, mas sim, quero fazer um jogo 2D completo ainda e deixar ele online rodando em applet.
Dicas, dúvidas, sugestões, enviem ai galera!
_________________ Ádamo
adamobas@yahoo.com.br
msn: adamobas@hotmail.com
|