|
Eu não vi o tópico antes Bitten, desculpa!!!
Eu trabalho com iPhone profissionalmente (comecei dia 17 de junho ˆˆ) como game designer e programador...
Funfa assim: o SDK do iPhone só roda no MacOSX para MAC INTEL. O mais barato (e decente) é um Core 2 Duo 2.0Ghz que a FNAC ta desovando porque saiu de linha, mas mesmo assim custa 3100 reais...
Depois de conseguir um iMac (ou Macmini...) você vai querer comprar um teclado e um mouse, porque os que vem no MAC são uma ***** (e muito caros).
Ai se instalada o SDK do iPhone, ele vem com um emulador, e você pode testar os jogos nele, bem legal, só que ele não emula o acelerômetro (o iPhone no emulador só fica na vertical ou horizontal, não fica em qualquer outro ângulo), e emula multi-touch só porcamente (você usa o mouse para simular um toque, se tu segurar ALT, ele aparece um segundo cursor que fica sempre oposto ao mouse em relação ao centro, então alguns jogos não da para emular, se por exemplo os dois dedos tiverem que estar do lado de baixo da tela...), ou seja, óbviamente ele não simula também mais de 2 toques.
Ai então você precisa de um iPhone, só que para colocar aplicativos no iPhone que não foram comprados na Apple Store (ou seja, seu "homebrew" enquanto não for lançado oficialmente), você tem que se cadastrar na Apple e pagar 99 dólares por ano, e se não me engano isso não é suficiente para publicar na Apple Store (não tenho certeza, porque ainda estou usando o emulador, meu chefe ainda não comprou outro iPhone e outra conta... eu sou o segundo programador, o primeiro ta fazendo outro jogo, então usa ja o iPhone que tem).
E a parte de publicar na applestore eu não tenho a mínima idéia como se faz, porque eu nunca fiz, mas eu sei que aparece na loja do iPhone (não do brownser de PC/MAC) apenas os 100 softwares mais vendidos, então para aparecer você tem que vender bastante de outras formas (como colocar propaganda no seu site, e um link para o jogo an loja online da apple)
EDIT: Só é possível programar para iPhone usando Objective-C e a biblioteca Cocoa com OpenGLES (e qualquer outra construida em cima delas, óbviamente). Mas a única biblioteca legal é a Cocos2D-iPhone, que não tem documentação...
A outra forma é usar a Unity para iPhone, que custa os zóio da cara, e você tem que programar em Javascript.NET (apesar de que ela suporta outras duas linguagens .NET, C# inclusive, ela converte o código para Objective-C, e as vezes a conversão a partir do C# gera uns bugs difícais de debugar), e ela não suporta Objective-C, e é quase impossível carregar bibliotecas "genéricas" nela por esse motivo.
_________________ Membro do IGDA São Paulo
Designer do Dominoze (www.gamieon.com)
Contribuinte da PDJZine
Meu site: www.gamedesigner.co.nr
Meu blog: criadordejogos.wordpress.com
|