www.programadoresdejogos.com - Índice do Forum www.programadoresdejogos.com
[P D J - Programadores e Desenvolvedores de Jogos]

Entrar no SitePDJ Home  FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Ver Mensagens ParticularesVer Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Como fazer jogos online em Xna?

Enviar Mensagem   Responder    www.programadoresdejogos.com - Índice do Forum -> .NET
Exibir Tópico Anterior :: Exibir Próximo Tópico  
Autor Mensagem
demirapisjogos3d
Newbie

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 1:24 pm    Título: Como fazer jogos online em Xna? Responder com Citação

Olá!

Tenho uma dúvida aqui:

Vou fazer um curso de Xna, e gostaria de saber o que devo estudar para o jogo interagir com banco de dados. é que o curso não é voltado a este assunto.
Estou falando daqueles jogos que tem painel de cadastro, login e senha. tudo no próprio aplicativo.

Tem como integrar o jogo feito em Xna com Mysql?

Até pessoal
Obrigado!
Visualizar Perfil do Usuário Enviar Mensagem Particular
bitten
Highlander PDJer
Highlander PDJer

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 3:08 pm    Título: Responder com Citação

Não tem.

XNA é só parte grafica e algumas coisas da logica de jogo.

Banco de dados vc faz manualmente. Mas nenhum cliente de jogo acessa banco de dados. Vc vai obrigar o jogador a instalar e configurar um banco de dados para poder jogar?

Acho o que vc esta querendo é um jogo cliente - servidor tipico. Dai quem acessa o Mysql é o servidor e o cliente se comunica com o servidor.

OBS: não servidor maquina! E sim aplicativo servidor.
www.joo.com.br
Visualizar Perfil do Usuário Enviar Mensagem Particular Enviar Visitar Website do Usuário MSN Messenger
demirapisjogos3d
Newbie

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 5:29 pm    Título: Responder com Citação

[quote="bitten"]Não tem.

XNA é só parte grafica e algumas coisas da logica de jogo.
OK!

Banco de dados vc faz manualmente. Mas nenhum cliente de jogo acessa banco de dados. Vc vai obrigar o jogador a instalar e configurar um banco de dados para poder jogar?

rsrsrs me confundi!

Acho o que vc esta querendo é um jogo cliente - servidor tipico. Dai quem acessa o Mysql é o servidor e o cliente se comunica com o servidor.

É isso mesmo, bom... acho que sim!

OBS: não servidor maquina! E sim aplicativo servidor.

Será que entendi:

1) O jogador envia seu login e senha pelo painel do aplicativo(jogo).

2)O servidor já programado, pega os dados do jogador(usuário), depois acessa e transfere para o banco de dados Mysql.

3)O Mysql compara o login e senha do jogador com as do banco de dados e retorna os valores.

Acho que é isso!
mas porque então o aplicativo não acessa direto o mysql?

Estou meio ou completamente confuso! hehehe...

Valew Bitten
Visualizar Perfil do Usuário Enviar Mensagem Particular
bitten
Highlander PDJer
Highlander PDJer

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 10:08 pm    Título: Responder com Citação

Não acessa por questão de segurança. Nenhum mysql é configurado para ser acesso de fora da maquina que ele esta. Pois senão qualquer 1 se conecta no mysql e pega as informações que estão lá.

O Mysql só guarda informações, ele nao processa nada, ou quase nada para ser mais exato.

E um jogo é muito mais que só conferir login. Vai ter bem mais processamento que isso. E todo esse processamento fica no servidor.

Não acha melhor começar com um jogo single player? e depois partir para um multiplayer.

OBS: Maioria dos jogos onlines não usam banco de dados. Pois nao precisa.
www.joo.com.br
Visualizar Perfil do Usuário Enviar Mensagem Particular Enviar Visitar Website do Usuário MSN Messenger
Hardrion-hd
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 10:59 pm    Título: Responder com Citação

bitten, francamente, não sei de onde você tirou essa s idéias. É perfeitamente possível se conectar em um servidor MySQL remoto (assim como qualquer outro servidor de banco de dados).

Eu mesmo já fiz vários testes usando servidores remotos. Tem até um site que hospeda uma base sua em MySQL pra poder realizar testes com bases online sem precisar contratar um servidor. Veja: http://www.freesql.org/ .

Outra coisa, pra acessar uma base remota, você de forma alguma precisa ter um servidor MySQL rodando na sua máquina. Basta usar uma biblioteca que acesse a base. No caso do XNA, é só procurar por uma versão .Net do MySQL.

E pra finalizar, o XNA também não é só "graficos e outras coisinhas". O XNA Framework oferece um pacote bem amplo para a criação de jogos, inclusive suporte a jogos online através da Xbox LIVE ou do Games for Windows LIVE.
bitten
Highlander PDJer
Highlander PDJer

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 12:07 am    Título: Responder com Citação

Hardrion-hd falei q era uma questão de segurança e que qualquer adiministrador de rede com o minimo de conhecimento nao libera acesso externo ao mysql.

E tb não adiantava entrar em detalhes mais avançados para alguem que esta com duvidas bem iniciais.

Não é questão de poder ou não! E sim que nao se deve por varios motivos que não vou ficar colocando aqui. Só ler um pouco sobre o assunto q aprende
www.joo.com.br
rento
Veterano PDJer
Veterano PDJer

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 7:17 pm    Título: Responder com Citação

Voce nao deve liberar acesso ao servdor banco de dados diretamente da maquina do cliente! Alem de ser mais lento, é muuuito inseguro.

Voce deve ter servidores com banco de dados (e eu sugiro Postgres ou Oracle, mas MySQL esta bom de inicio) + um outro programa, feito em qualquer coisa, tanto em linux, quanto no Windows, que se comunique com sua aplicacao XNA de alguam forma(eu sugiro Sockets, ou TCP/IP) que converse com seu jogo.

Ai no momento do cadastro, voce faz assim no Game;
<TO VIVO?>
<NAO? ENTAO CONECTO NO SERVIDOR VIA TCP/IP>
<SIM? HEY, QUERO LOGAR, COM SENHA XXXXXXXX(com algum algoritomo de criptografia) E MEU USER È ABC>
[SERVIDOR]OPA, VOCE È O IP XXX.XXX.XXX.XXX E VAI LOGAR COM A CONTA 123. ESTA E A SUA LISTA DE CHAR: e envia a lista para o cliente, ou a msg que a senha esta errada, bla bla bla..

Novo lugar para explorar a tecnologia que nos envolve!
Visualizar Perfil do Usuário Enviar Mensagem Particular Visitar Website do Usuário
Mostrar os Tópicos Anteriores:   
Enviar Mensagem   Responder    www.programadoresdejogos.com - Índice do Forum -> .NET Todos os Horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens: Proibido
Responder Mensagens: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Excluir Mensagens: Proibido
Votar em Enquetes: Proibido