Archive for Notícias

Mais um passo dado na recuperação da PDJ!

Caso alguém esteja lendo isso, não se preocupe: a equipe de admins da PDJ ainda está viva (e tentando colocar as coisas em ordem)!

O ataque que tivemos foi muito pior do que eu imaginava – só a base de dados dos artigos do antigo blog apresentava mais de 28 MB de “conteúdo” que, após ser limpa (isto é, apagar tudo quanto era spam) ficou com somente 908 KB!

Comecei a reestruturação a partir da parte do blog para retornar os artigos do mesmo ao ar logo bem como porque sua base de dados é bem menor que a do fórum, logo é bem mais rápido para terminar – e mesmo assim não terminei tudo ainda, só recuperei e publiquei os artigos publicados no ano 2007, ainda faltam os de 2008 e 2009!

Não se preocupem que esta semana ainda (se possível, até amanhã), devo estar encerrando a recuperação do blog e iniciando a recuperação do fórum de discussão. E outra razão para não ter iniciado pelo fórum é pelo simples fato de que o arquivo de recuperação do banco do mesmo possui “apenas” quase 2 milhões de linhas! Sei que o fórum tem produzido muito conteúdo, mas tenho certeza de que muito do que ali está é spam e com certeza não será fácil de limpar ele antes de inserir todo o conteúdo no novo banco de dados. Mas não se preocupem, que estamos trabalhando nisso! 😉

Quem vos fala é Christiano Santos, admin da PDJ, encerrando a transmissão!

PDJ em manutenção!


Olá a todos! Como vocês já devem ter percebido, a PDJ (Programadores de Jogos) passou as últimas semanas “fora do ar” devido a um ataque à nossa conta de hospedagem, que foi usada em ações de spamming, levando o provedor de serviços de hospedagem a suspendê-lo. Bem, o processo de reconstrução da mesma está sendo lento,  mas ela voltará – e ainda mais forte, pode ter certeza disso! 😉

Nos próximos dias, estaremos reconfigurando a estrutura principal do website e do fórum de discussão a fim de evitar novos ataques, bem como “subindo” todo o conteúdo que havia em nosso blog, nosso fórum e no já extinto wiki (se possível for).

Então, não se preocupem, logo, logo teremos a boa e velha PDJ, ou melhor, a PDJ em uma versão nova e mais dinâmica!

Mochi Media está fechando suas portas!

É com um imenso pesar que trago até vocês esta notícia: a Mochi Media, empresa no ramo de publicidade e distribuição de jogos em Flash, está fechando suas portas no dia 31 de março de 2014. A notícia foi publicada em seu website no dia 14 de março, mas somente hoje, dia 18 de março, tomei conhecimento do fato.

Para mim é um fato muito triste pois, apesar de nunca ter alcançado o payout mínimo para receber um pagamento (até agora tenho somente USD 47.00 acumulados lá), sei o quanto a Mochi Media foi importante para aproximar desenvolvedores, advertisers e publishers da indústria de jogos em Flash. Ela é a responsável por eventos como o Flash Gaming Summit, que reuniu desenvolvedores do mundo todo – eu mesmo participei de dois seminários online e gostei muito!

A mesma não deixou muito claro a razão pela qual está fechando, somente disse que foi uma decisão da Shanda Games, empresa à qual está vinculada.

Há outra empresas no ramo de publicidade em jogos em Flash (e elas devem estar bem felizes com a saída da mais forte representante da área), mas não acredito que terei interesse em atuar com elas. Meu retorno já era ridiculamente baixo (bem, nunca foquei em ganhos por meio de publicidade em jogos mesmo 🙂 ), imagino quão pior poderá ser nelas. Em vez disso, acho que focarei em desenvolver um sistema simples para exibir publicidades de meu próprio interesse em meus jogos.

Com a saída da Mochi Media, desenvolvedores de jogos independentes em Flash perderão, infelizmente, uma importante aliada, mas esperemos que outras surjam para oferecer o devido suporte.

Ah, você pode acessar o artigo em que eles avisam sobre o término das atividades aqui: Mochi Media winding down.

Inaugurando o PDJBlog

Um grande olá a todos!

É com muito prazer que inauguramos o PDJBlog – um blog sobre desenvolvimento e mercado de jogos coordenado por membros da comunidade “Programadores e Desenvolvedores de Jogos”.

A idéia de sua criação partiu do membro Anderson Marcondes, que, juntamente com Christiano Lima Santos, é responsável pela organização da revista PDJzine. Seu objetivo inicial seria a criação de um blog que permitisse a publicação de forma gradativa e contínua de artigos, notícias e tutoriais que poderiam ser mais tarde selecionados e incluídos em cada edição.

Christiano, um dos administradores, viu então a oportunidade de um novo projeto para a PDJ e, para garantir o sucesso do mesmo, convidou Thiago Valle (avatar), um outro membro da PDJ, a fim de participar como um dos responsáveis pelo PDJBlog – o blog da PDJ.

O próximo passo foi, então, buscar autores para atuar nessa nova empreitada. Dentre os que já aceitaram a proposta, podemos apontar:

– Raphael Santos (Strid);

– Edmar Souza Júnior (supersayajin);

Com isso, Anderson Marcondes e Thiago Valle foram nomeados novos gerentes da PDJ, cada qual responsável por projetos distintos, mas que possuem muitas ligações e contribuições mútuas.

Agora, vamos deixar os nossos autores se apresentarem aqui:

Christiano Lima Santos

Fala, galera, sou Christiano, membro da PDJ desde 2001, admin desde 2003. Estudo desenvolvimento de jogos desde 1999 e atuo profissionalmente desde 2004 desenvolvendo jogos em Flash. Estarei aqui contribuindo com novidades e dicas de Game Design, Mercado de Jogos e Flash Games.

Edmar Souza Jr

Meu nome é Edmar Souza Jr. Sou graduando do curso de Ciência da Computação. Estudo programação de jogos desde 2001, quando comecei a me aventurar no mundo da programação. Já trabalhei com projetos de jogos em Delphi e em Ogre 3D. Estarei falando aqui sobre diversas técnicas para programação de jogos.

Raphael Santos

Meu nome é Raphael dos Santos, membro da PDJ desde 2006 (nickname Strid), curso Comunicação em Mídias Digitais e recentemente iniciei estudos no desenvolvimento e mercado de games em flash. Dentre meus interesses estão games casuais e multiplayer competitivo e estarei publicando aqui informações sobre Flash Games.

Thiago Valle

Meu nome é Thiago Valle (avatar na PDJ), entrei na PDJ em 2003 porque queria aprender a programar jogos, (eu usava makers desde que tinha uns 11 anos!). Curso Ciência da Computação e me interesso por Game Design e arte visual em jogos. Vou escrever alguns textos sobre Game Design e de vez em quando sobre programação também.

Agora é hora de deixar essa galera trabalhar e ver no que isso vai dar.

Sucesso a todos nessa nova empreitada!